Espaço do Esporte

Nessa sessão do site serão apresentadas algumas modalidades esportivas praticadas em Santa Maria e região, com dicas e sugestões sobre cada opção esportiva, bem como cuidados bucais necessários para sua prática! Sinta-se a vontade para quaisquer esclarecimentos!___________________________________________________________________________________________

Basquete

História do Basquete

Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulavam aos alunos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.
Basquete1Depois de algumas reuniões com outros professores de educação física da região, James Naismith chegou a pensar em desistir da missão. Mas seu espírito empreendedor o impedia. Refletindo bastante, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. Mas o jogo não poderia ser tão agressivo quanto o futebol americano, para evitar conflitos entre os alunos, e deveria ter um sentido coletivo. Havia um outro problema: se a bola fosse jogada com os pés, a possibilidade de choque ainda existiria. Naismith decidiu então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais nas disputas de lances.
A preocupação seguinte do professor era quanto ao alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou primeiramente colocá-lo no chão, mas já havia outros esportes assim, como o hóquei e o futebol. A solução surgiu como um relâmpago: o alvo deveria ficar a 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. Tamanha altura também dava um certo grau de dificuldade ao jogo, como Naismith desejava desde o início.
Mas qual seria o melhor local para fixar o alvo? Como ele seria? Encontrando o zelador do colégio, Naismith perguntou se ele não dispunha de duas caixas com abertura de cerca de 8 polegadas quadradas (45,72 cm). O zelador foi ao depósito e voltou trazendo dois velhos cestos de pêssego. Com um martelo e alguns pregos, Naismith prendeu os cestos na parte superior de duas pilastras, que ele pensava ter mais de 3,0m, uma em cada lado do ginásio. Mediu a altura. Exatos 3,05m, altura esta que permanece até hoje.
Assim nascia o basquete…

Fonte: http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/hist_oficial.asp

Basquete em Santa Maria e região central do RS

O basquete sempre teve forte relação com a região central do RS, sendo Santa Maria um pólo regional. Diversos clubes da cidade e colégios dispõem de times em diversas categorias, que disputam torneios estaduais.
Maiores informações sobre o esporte podem ser obtidos no site da Confederação Brasileira de Basquete.

Cuidados Bucais

O basquete é um esporte de contato físico e como tal sujeito a traumas e choques. Na liga profissional de basquete norte-americana (NBA) já é amplamente utilizada pelos jogadores protetores bucais, que começam a ganhar adeptos no basquete profissional brasileiro. Os protetores bucais conferem uma proteção aos jogadores, reduzindo o risco de fraturas dentárias.

___________________________________________________________________________________________

Handebol

História do Handebol

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia.
Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.
Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais.
Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros.
Outro importante capítulo da história do handebol foi a sua inclusão pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. No Brasil, o esporte foi introduzido por volta de 1930 no Estado de São Paulo, e a partir de então, o handebol não parou de crescer.

Fonte: http://www.historiadetudo.com/handebol.html

Handebol em Santa Maria e região central do RS

Santa Maria se constitui em um pólo da prática do Handebol no Rio Grande do Sul. Inúmeros torneios são realizados na região. Maiores informações sobre o esporte, bem como torneios e regras, podem ser obtidas no site da Confederação Brasileira de Handebol.

Handebol

Cuidados Bucais

Para a prática do handebol está indicada a utilização de protetores bucais, devido a possibilidades de traumas em região de face. Dessa forma, o adepto do handebol estará protegendo o seu sorriso e praticando uma atividade física!

___________________________________________________________________________________________

Futebol

História do Futebol

A origem do futebol pode ser encontrada em todos os cantos do mundo e em toda a história. A História do Futebol Chinês, Japonês, Italiano, Grécia Antiga, Persas, Vikings e muitos mais participavam num jogo com uma bola, muito antes da nossa era. Os Chineses participavam em encontros de “futebol” há 3.000 anos. Na Grécia e Roma antiga usavam os encontros de futebol para por em forma os guerreiros para as batalhas. Na América Central e do Sul emergia um jogo chamado “Tlatchi” (1).
Mas foi na Inglaterra que o futebol começou realmente a tomar forma. Tudo começou na Inglaterra em 1863, quando 2 associações de futebol (a associação de futebol e a associação de rugby) se dividiram em percursos diferentes. Assim, a primeira Associação de Futebol foi fundada na Inglaterra (1).
Já o futebol no Brasil está relacionado à Charles Miller. Ele viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite (2).

Fonte:
1. http://desportolandia.com/artigos/historia-futebol
2. http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebol.html

Futebol em Santa Maria e região central do RS

O futebol é a paixão nacional do Brasileiro. Assim, inúmeras são as opções de quadras de futebol de salão e futebol 7, bem como campos para a prática de futebol 7 e 11 em Santa Maria e região central. Além disso, Santa Maria conta com um time na 1ª divisão do campeonato Gaúcho (Inter-SM) e atualmente o Riograndense tenta o acesso à 1ª divisão.
Maiores informações sobre o futebol nacional podem ser obtidos no site da Confederação Brasileira de Futebol.

Cuidados Bucais

Protetor bucalPor ser um esporte em que invariavelmente existe contato físico entre os atletas, cada vez mais tem se disseminado entre os jogadores profissionais a utilização de protetores bucais. Podem ser citados como exemplos dessa prática o goleiro Fábio (foto), do Cruzeiro (MG) e o atacante Neymar, do Santos (SP). A utilização desse protetor confere uma segurança aos dentes, com fácil adaptação. Os atletas amadores também devem utilizar protetores bucais, aliando segurança ao seu exercício físico.

___________________________________________________________________________________________

Jiu-jitsu, Judô e Karatê

O que é Jiu-jitsu?

Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu ou jiu-jítsu é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras.
No Japão, o termo judô foi usado para se diferenciar do antigo jiu-jitsu, quando Jigoro Kano desenvolveu um método esportivo reunindo as técnicas menos perigosas do jiu-jtsu.
Todas as formas de Arte marcial japonesas atuais são “restauradas” tendo em vista que seus idealizadores foram contemporâneos, como Jigoro Kano (Judo), Morihei Ueshiba (Aikidô)e outros mais novos como mestre Oyama (kiokushin). Estes estilos foram fundados por volta de 1900 como produtos de exportação do Japão para os gaijin, sendo então estilos desmembrados e deslocados dos contextos antigos, para ensinar técnicas isoladas, uma maneira de não perder a hegemonia nas artes marciais.
Basicamente usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu

O que é judô?

Judô

Judô é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos “bushi”, ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4

O que é Karatê?

Karatê3

O caratê/karatê é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado “carateca” ou “karate-ka”.
O caratê é uma forma de budo, enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
• Kihon é o estudo dos movimentos básicos.
• Kata é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
• Kumite é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA e Federação Brasileira de Karatê

Jiu-jitsu, judô e karatê em Santa Maria e região central do RS

A prática de qualquer um dos esportes supracitados é amplamente realizada em Santa Maria e região em diversas academias, sendo que alguns torneios são realizados na região central do Rio Grande do Sul. Maiores informações sobre esses esportes podem ser obtidas nos sites das Confederações Brasileiras de Jiu-jitsu, Judô e Karatê.

Cuidados Bucais

Devido a possibilidade de choques pelo contato físico com o oponente, bem como traumas em quedas, a utilização de proteção aos tecidos dentários torna-se indispensável. Assim, protetores bucais estão indicados de modo a prevenir fraturas dentárias e propiciar segurança para a prática desses esportes.

___________________________________________________________________________________________

Vôlei

História do Vôlei

Vôlei

O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 nos Estados Unidos, por meio de William George Morgan. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesão.
Inicialmente, o esporte foi chamado de Mintonette, porém rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Em 1947, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi extendido também ao voleibol feminino.
Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, se mantendo assim até a atualidade. Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país de língua portuguesa foi obtida pela equipa masculina de vôlei do Brasil nos Jogos de 1992.

Fonte: http://www.historiadetudo.com/voleibol.html

Vôlei em Santa Maria e região central do RS

Vôlei1Em Santa Maria o vôlei é uma modalidade bastante difundida entre colégios, clubes e outras instituições. No ano de 2009 uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de praia aconteceu na cidade.
O momento do vôlei brasileiro é excelente, com grandes títulos das seleções masculina e feminina, o que impulsiona a paixão pelo esporte. Maiores informações podem ser obtidas no site da Confederação Brasileira de Vôlei.

Cuidados Bucais

O vôlei apesar de não oferecer tanto risco a lesões dentárias aos atletas quanto outros esportes, necessita de certas precauções, devido a possibilidade de quedas, bem como traumas na região da face que podem advir de um ataque forte do adversário. Na liga Italiana alguns atletas têm feito uso de protetores bucais, com o intuito de minimizar essas situações.

___________________________________________________________________________________________

Mountain Bike e Ciclismo

O que é?

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mountain_bike

Mountain Bike (MTB) e ciclismo em Santa Maria e região central do RS

Santa Maria e a região central do RS dispõem de inúmeras trilhas, em diferentes graus de dificuldade para os praticantes de Mountain Bike. Maiores informações sobre as mais diversas formas de ciclismo podem ser obtidas no site da Federação Gaúcha de Ciclismo.

Mountain Bike

Cuidados Bucais

Devido ao risco de quedas, a utilização de protetores bucais confere uma segurança aos dentes e proporciona uma maior proteção aos praticantes do Mountain Bike e do ciclismo em geral.

___________________________________________________________________________________________

Trekking

O que é?

Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.
Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.
O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte. “Nos últimos anos o crescimento tem sido muito grande. As provas cada vez contam com mais equipes”, disse o Diretor do Departamento de Trekking da ABEA (Associação Brasileira de Esportes de Aventura), Esdras Martins.

Fonte: http://oradical.uol.com.br/trekking/oqueetrekking.asp

Trekking em Santa Maria e região central do RS

Para os interessados na prática do esporte em Santa Maria e região, maiores informações podem ser obtidas através do Clube Trekking Santa Maria, pelo seguinte site:
http://tiagokorb.spaces.live.com/
___________________________________________________________________________________________